Desordem

Estou angustiado...tenho dormido mal e acordado mal também. O sono não vem e quando vem (porque durmo) não me relaxa. Acordo muitas vezes durante à noite e os pesadelos voltaram. As noites são silenciosas demais e isso tem produzido em mim intensas reflexões que me impedem de dormir. O outro dia é uma bomba: estou irritado, cansado e sem concentração.

A sensação é de estar sufocado dentro de uma caixa: falta de ar e fobia. Minha cabeça não para. Muitos pensamentos entram e saem da minha cabeça: tudo muito desorganizado. Tento organizá-los, mas é em vão. Além dessa desorganização tenho pensamentos que me incomodam. Penso para me livrar da angústia, mas o efeito é outro.

Ilusão

“Tudo é ilusão, a ilusão do pensamento, a do sentimento, a da vontade. Tudo é criação, e toda criação é ilusão. Criar é mentir. Nunca podemos deixar de criar, por isso nunca podemos deixar de mentir”. Estas são afirmativas que lembram o sempre verso, “O poeta é um fingidor”. (Fernando Pessoa)


Paradeiro do Amor

Devagar, chorar devagar com um mar entalado dentro dos olhos, chorar e pedir que as lágrimas corram em direção a um sorriso de porta fechada, chorar.
Devagar, gritar com a voz presa nas paredes, no chão, sinto nas vísceras um pulsar uma dor que não conheço e há o teu nome a ruir nas palavras que escrevo, caio devagar, chorar.
Devagar, chorar devagar com a pele das mãos a escamar, desconhecer o paradeiro do amor, seqüestrado pelos anos que trago presos num passado que é terreiro solarengo, ficar, aqui ficar, para sempre. Entre o pó do teu rosto e as cinzas do chão, adormecer encostado ao ontem que de hoje se fez amanhã e chorar, chorar.

Impossivel

Você me faz cerrar os dentes,
E minhas mãos tremerem,
Você vê o que faz comigo?
Você está me desgastando
Você é impossível,
De amar ou de deixar,
Assim, impossível de ganhar ou agradar.

Pegue o que você quiser de mim, não significa nada agora,
Tome tudo de mim, não significa nada agora,
Não é tão fácil de perdoar, difícil de esquecer
Pegue o que quiser...

Eu deixo os seus lábios molhados,
E faço os seus ossos tremerem,
Tente pensar no que eu posso fazer por você.
Isso está me deixando fraco

Posso começar

Uma vez me denominei: - Sou um copo, sempre cheio e meio!


Se é pra chorar, eu quero perder o fôlego, limpar as secreções do nariz, na manga do pijama, tossir, resmungar, maldizer o infinito, chorar meu choro mais sofrido.

Ter os olhos avermelhados e ardidos, o lençol encharcado, os lábios mordidos, coração e alma ilhados, estar e ganhar uma medalha, na categoria dos aflitos.
Quero ao soluçar, trazer os ombros às orelhas, não camuflar, não negar-me, não parar, enquanto não me sentir oco, vazio, sem forças.
Não vou, aceitar nada pela metade, se tem que ser comigo, será de fato.
Valente, bravo, metido e destemido? Se me vê assim, Amém!
Eu daqui, às vezes me vejo, sem saída. Se não me dão opção, danço tango, funk, bolero, faço minha canção.
Minha mente, meu querer e meu ego, não me deixam viver como muitos, sim, eu aceito o julgamento, a soberba é minha aliada, me faz partir sempre para tudo ou nada.
Hoje, nada tenho, porque em algum momento me iludi achando que tinha tudo, nada além do tudo me serve.
Hoje, tudo tenho, porque em algum momento me conscientizei que nada tinha , nada além de tudo me serve.
Paradoxal, eu já sabia. O que me surpreende são os sustos que levo a cada dia. Eu me preparo, sintonizo, acalmo e confesso, não ameniza.
Se for para sorrir, eu quero gargalhar até perder o fôlego, engasgar confundindo meu sistema respiratório, não deixando ele saber se deixa passar o som ou o ar primeiro.

Ter meu corpo tremendo, barriga doendo, baba descendo. Quero vários ombros amigos, para apoiar , quando o sorriso levar minhas forças, quando a felicidade me desestruturar.
Quero ofuscar a luz do sol, com a luz que emanar do meu olhar, quero esse brilho latente, um abrir e fechar de olhos repentinos, lágrimas destruindo....
Quero um riso largo, solto, bobo, algo que eu não tenha controle, um solo fértil , que sorva toda minha alegria, quando ela transbordar não cabendo em si nem em mim .
Não vou , me fazer de rogado, quando esse sorriso vir, vou me entregar, é meu , então vou sorrir até cair , porque sei que ele me fará levantar.
Bobo, camuflado, pandego, abalado? Se me vê assim, Amém!
Eu daqui, às vezes me vejo abençoado. Se tenho opções, danço tango, funk, bolero , faço minha canção.
Ser feliz é obrigação, estar feliz é inerente à minha opção.
Uma vez li: -Sou um copo, sempre meio cheio.
Uma vez me denominei: - Sou um copo, sempre cheio e meio!

Espinhos e Flores

Gosto de sentar para escrever, quando não tenho muito à dizer, quando quase tudo já foi dito, quando quase ninguém me lê.
Tenho a sensação que escrevo somente pra mim, que posso terminar o texto, rasgar a folha, deletar a página e ainda assim terá sido meu melhor texto.
Tenho uma mente tumultuada, pensamentos em uma fila nada organizada, sentimentos rebelados, conclusões espalhadas.
Desordem hoje é prima querida, sinto-me mexido, órgãos fora do lugar, enlouquecidos com uma bússola sem manual.
Dá-me Senhor a sapiência do usar os 3 minutos, onde eu possa, respirar, pensar, repensar uma ação e só então tomá-la.
Ultimamente tenho me embriagado antes do primeiro segundo.
Acordei e dei de cara com um sol lá fora que me chamava, veio contrariando a estação presente , veio ao meu socorro, lembrar-me que não estou sozinho.
Ontem deixaram espinhos, no meu caminho.
Muitas lágrimas , um sorriso forçado a se realocar.
Uma dúvida presente à me assombrar.

Um medo latente à me sufocar.
Hoje cheguei e tinha flores na minha porta.
Um sorriso, muitas lágrimas ...uma surpresa só minha, uma emoção só nossa.
Uma certeza de que , estou no meu caminho!
Acolhido me sinto, já respiro sem precisar massagear o Timão.
Sou todo agradecimentos, acredite , bastava-me os abraços de ontem, mas as flores alegram meus olhos, me trazem o recado de que é da nossa natureza conviver com espinhos e flores...
Sentir-me amado é um balsamo, não há ferida aberta que não seque, não há sorriso largo que demore á chegar.
Não era um texto de agradecimento, muito menos um texto de lamentação, sentei pra deixar a alma gritar e ela optou por só agradecer

A Verdadeira honestidade

Por volta do ano 250 a. C., na China antiga, um certo príncipe da região de Thing-Zda, norte do país, estava às vésperas de ser coroado imperador, mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar. Sabendo disso ele resolveu fazer uma “disputa” entre as moças da corte ou quem quer que se ache digna de sua auspiciosa proposta.
No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um desafio. Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os preparativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de profundo amor pelo príncipe. Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao ouvir que ela pretenderia ir à celebração, e indagou incrédula:
- Minha filha, o que achas que fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta idéia insensata da cabeça, eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofrimento uma loucura.
E a filha respondeu:
- Não querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca, eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de ficar pelo menos alguns momentos perto do príncipe, isto já me torna feliz, pois sei que meu destino é outro.
À noite, a jovem chegou ao palácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas jóias e com as mais determinadas intenções. Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio:
- Darei, para cada uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor, será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.
A proposta do príncipe não fugiu as profundas tradições daquele povo, que valorizavam muito a especialidade de “cultivar” algo sejam costumes, amizades, relacionamentos etc…
O tempo passou e a doce jovem, como não tinha muita habilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura, pois sabia que se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.
Passaram-se três meses e nada surgiu. A jovem de tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nascido e dia a dia ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor.
Por fim, os seis meses haviam passado e nada ela havia cultivado, e, consciente do seu esforço e dedicação comunicou a sua mãe que independente das circunstâncias retornaria ao palácio, na data e hora combinadas, pois não pretendia nada além do que mais alguns momentos na companhia do príncipe.
Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem como todas as pretendentes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, de todas as mais variadas formas e cores. Ela estava absorta, nunca havia presenciado tal bela cena. E finalmente chega o momento esperado, o príncipe chega e observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção e após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a bela jovem como sua futura esposa.
As pessoas presentes tiveram as mais inusitadas reações, ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado, então, calmamente ele esclareceu:
- Esta foi à única que cultivou a flor que a tornou digna de se tornar uma imperatriz, a flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis.

Inimigos Reversos

Humildade e arrogância são inimigos.
Arrogância começa a partir de coisas externas, mas acaba bem dentro da alma, penetrando e destruindo tudo.

Uma pessoa com ego não tem poder para entender o coração dos outros que acabam se distanciando dela.
Uma pessoa com humildade é plena, seu único desejo é doar.

Humildade deixa aceitar o que o outro está dizendo.

Se você aceita hoje o que os outros estão dizendo, eles aceitarão amanh
ă tudo que você disser.
Eles se aproximam de você com amor.
Humildade faz surgir o seu estado divino.

Qualidades Invioláveis

A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador à sabedoria real. O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões.
Quando uma pessoa humilde comete um erro, diz “eu me equivoquei”, pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: “não foi minha culpa”, porque se acha acima de qualquer suspeita.
A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humildade se compromete e realiza.
Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: “eu sou bom, porém não tão bom quando gostaria de ser”. A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.
O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora e sempre diz: “eu faço o meu trabalho”.
Uma pessoa humilde diz: “deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir”. A pessoa orgulhosa afirma: “sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo”.
A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humildade está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores. Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.
O orgulhoso se diz cético, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia o criador todos os dias porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece. Uma pessoa humildade defende as idéias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas.
Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas. A humildade é a chave que abre as portas da perfeição. Pensem nisso!

Palavras Irresponsáveis

Irresponsabilidade é a palavra que assola a humanidade, seja ela causando a miséria ou extinguindo o amor ao próximo

É o fruto do comportamento do homem insaciável em suas ambições de poder e luxuria, e não mais se satisfaz em ter, querer sempre mais e mais, aonde puder chegar. A irresponsabilidade se faz dominante e o bom senso não se faz presente nas experiências existenciais dos homens. Serão extremamente sofridas as conseqüências desta crise imensurável a todos, dos grandes aos pequenos, dos fortes aos fracos, dos amantes aos apaixonados.

Todos morrem um pouco a cada dia.

No quarto, sobre a cama, um lençol branco enrugado: resquícios de um sono intranqüilo. Dois passos adiante outra porta. Está em pé. Intacto, e olha fixamente seus olhos no espelho. Está gelado e pálido e ainda transpira um suor salgado do esforço que havia feito alguns instantes atrás.
Abre vagarosamente o armário do banheiro, e sem desviar o olhar para onde suas mãos habilidosas se deslocam, alcança uma gilete. Estende o braço esquerdo sobre a pia, sua expressão é fria e neutra, e com um único golpe crava a lâmina em seu pulso, abrindo-lhe um corte considerável. Visão que se embaça e corte sem dor. Suor frio. Sangue frio. Chão frio. Seus joelhos alcançam o chão primeiro dando-lhe um solavanco sem dó. Segundos depois encosta permanentemente sua cabeça no azulejo branco. Seu corpo está estirado no chão de mármore branco do banheiro de sua própria casa, entregue absolutamente a gravidade.
Todos morrem um pouco a cada dia. Mas nem todos respiram a vida aliviados.